Primeira vacina contra dengue do mundo é aprovada no México

Primeira vacina contra dengue do mundo é aprovada no México. A autoridade regulatória do México aprovou a vacina tetravalente contra a dengue da Sanofi Pasteur para a prevenção da doença causada pelos sorotipos do vírus da dengue 1, 2, 3 e 4. A vacina é indicada para pré-adolescentes, adolescentes e adultos, dos 9 aos 45 anos de idade, que vivem em áreas endêmicas.

Segundo a médica infectologista, Sheila Homsani, até o inicio do ano que vem o Brasil também deve aprovar a vacina contra a dengue.

“A proteção dela é de 66% contra os quatros tipos de vírus da dengue, ou seja de cada 1000 pessoas nós teríamos 660 pessoas protegidas. E mais do que isso em casos graves, que levam a óbito, ela protegeu 93%”, explica.

Ela lembra ainda que a vacina a ser aprovada no Brasil é a mesma dos outros países e é produzida na França. A infectologista explica ainda que a vacina só protege contra dengue e não contra doenças como o zika vírus e a febre Chikungunya, por isso ressalta a importância do combate do mosquisto mesmo existindo a vacina.

Fonte: EBC