Livro traz a história do judô

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nos jogos olímpicos, o Brasil se destaca no judô desde o século passado. O país teve atletas que trouxeram medalhas, mostrando que essa modalidade de arte marcial é levada a sério. Na Olímpiada de Londres (2012), as mulheres também se destacaram na luta. O judô é praticado em escolas brasileiras e muitas academias treinam atletas ora para competições, ora como treinamento necessário para o desenvolvimento completo do indivíduo, aliando aspectos pedagógicos, filosóficos e morais e estimulando a formação do atleta.

Pensando nisso a Editora Évora, pelo selo Generale, lança o a coleção Uruwashi – O Espírito do Judô. Ele traz a história, os valores, os princípios e as técnicas da arte marcial, elaborada por Rioiti Uchida e Rodrigo Motta, a obra mais completa sobre a modalidade até agora lançada no Brasil. Só neste primeiro dos três volumes que a comporão, há mais de 1.200 imagens de técnicas variadas, das mais elementares às mais complexas, acompanhadas de descrições e tutoriais sobre como devem ser aplicadas.

“Neste volume, além da gênese histórica do Caminho Suave e seu alicerce filosófico, o leitor encontra, do ponto de vista técnico, os movimentos básicos do judoca dentro do tatame, bem como as saudações, as etiquetas, os cinco grupos básicos de golpes de projeção (gokyo), as sequências de técnicas e o primeiro dos sete kata, o nage-no-kata, composto por golpes do gokyo. Por esta introdução, acreditamos que seja possível ter uma ideia do universo de conhecimento que este e os próximos volumes apresentarão a respeito dessa arte marcial” – explica Rodrigo Motta – “o judô é um esporte milenar e além de fortalecer o físico, ele é uma excelente ferramenta pedagógica e para a formação” – finaliza ele.

Os autores

uchida_livroAutorSensei Rioti Uchida (6° dan) é diretor técnico e professor da Associação de Judô Alto da Lapa e uma das maiores referências técnicas do judô internacional, muito conhecido por entender e aplicar o judô como instrumento de educação física, intelectual e moral. Campeão Mundial de kata 15 vezes em diferentes modalidades (Nage-No-Kata, Ju-No-Kata, Katame-No-Kata, Kime-No-Kata, Kodokan-Goshin-Jitsu e Koshiki-No-Kata), Uchida é um dos poucos judocas do mundo, cuja graduação alcançada perante a federação local (Federação Paulista de Judô – FPJ) é também reconhecida pelo Kodokan Judo Institute, entidade mais antiga do judô, criada em 1882 pelo próprio fundador da arte marcial, sensei Jigoro Kano. O feito prova o reconhecimento internacional de Uchida, já que a graduação de um judoca no Kodakan, normalmente é um grau inferior à outorgada pela federação local.

motta_livroAutorSensei Rodrigo Motta (5° dan) é campeão pan-americano, tetra-campeão sul-americano e tetracampeão brasileiro de judô. Como bom discípulo de sensei Uchida, ele também se destaca por conquistas nacionais e internacionais em disputas de kata. Mas seus feitos transcendem a área de luta e se estendem para as letras e para os estudos. Formado em Administração Pública, com pós-graduações e mestrado, Motta é coautor de outros livros, entre os quais Esportismo, em que trata a influência benéfica dos valores do esporte sobre vários aspectos de nossas vidas. A história de Motta talvez seja o melhor exemplo dessa tese. Depois de uma séria lesão, médicos chegaram a dizer que ele não mais poderia praticar judô. Motta venceu o diagnóstico médico e muito mais dentro e fora do tatame, provando a premissa judoca de que vencer não é jamais cair, mas sempre se levantar.

Uruwashi – O Espírito do Judô chega pelo selo Generale, da Editora Évora. e está disponível em todas as livrarias ou pelo site – www.editoraevora.com.br

Uruwashi – O Espírito do Judô
Autores: Rioiti Uchida e Rodrigo Motta
Assunto: Artes Marciais/Esporte
Preço sugerido: R$ 195,00
Páginas: 336
Edição: 1ª