Confira 10 dicas para quem quer fazer uma tatuagem

Foto: Kauai Studio

Foto: Kauai Studio

Fazer uma tatuagem já não é mais um tabu na maior parte do mundo. Ela pode ser apenas decorativa ou ter algum significado pessoal. Mas é comum encontrar alguém que queira fazer uma, mas nem sempre as pessoas sabem onde, como e os cuidados que devem ser tomados. Os dermopigmentadores André Carbone e Gabriel Ferreira, do Kauai Studio, elaboraram uma escala de dor para as partes do corpo a serem tatuadas e listaram algumas dicas importantes:

  1. Escolha um desenho que te agrade e pense bem antes de decidir. Se tiver dúvida ou receio, não faça a tatuagem.
  2. Pense bem na parte do corpo que você vai tatuar. Mãos e pescoço costumam ser olhados com desconfiança em, por exemplo, entrevistas de emprego, apesar da tolerância à tattoos ser bem maior na atualidade.
  3. Escolha um estúdio idôneo e de qualidade, que ofereça instrumentos esterilizados e boa aparelhagem.
  4. Escolha um tatuador responsável e conhecido. Siga recomendações de quem já fez tatuagens com esta pessoa e veja o portfólio de trabalhos dele.
  5. Logo após fazer a tatuagem, durante dois dias, troque o plástico de duas em duas horas. Na troca, lave a tattoo com água corrente ou soro fisiológico, passe a pomada dermatológica e aplique um novo plástico.
  6. Use uma pomada dermatológica que estimule bem a cicatrização. Passe-a sempre que achar que a tatuagem está muito ressecada. O ideal é manter a tatuagem sempre umedecida com a pomada.
  7. Evite comidas gordurosas (carne de porco, ovos…) e frutos do mar (podem dar uma reação alérgica).
  8. Não exponha ao sol. O ideal é ficar sem praia ou piscina durante 30 dias. Por isso, ao contrário da tendência, o melhor é fazer a tatuagem no outono ou no inverno.
  9. Resista à tentação e não retire a “casquinha” que se formará depois. Ela é o que mantém os pigmentos fixados à pele. Se você coçar ou mexer muito, até o desenho pode ser prejudicado.
  10. Use sempre protetor solar quando sair ao sol. Isso mantém o desenho e as cores fixadas, Sempre que possível, passe um hidratante.

Dica extra:

  • Mantenha-se hidratado e beba bastante água.
Foto: fabulousdesign.net

Foto: fabulousdesign.net

Escala de dor

Determinadas partes do corpo são mais ou menos doloridas para se fazer uma tatuagem. Veja uma escala média de dor:

  • Muito pouca dor: Ombros e antebraços
  • Pouca dor: Pulsos, coxas, panturrilhas e tornozelos
  • Dor moderada: Pescoço, testa, bíceps e baixo-ventre
  • Muita dor: Tórax, cotovelos, joelhos, barriga e canela
  • Dor extrema: Diafragma, costelas e peito dos pés