Chuveiro inteligente avisa sobre o consumo de água

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A palavra de ordem atualmente é “ECONOMIA”, e uma das contas que mais pesa nas finanças domésticas é o consumo de água.

Pensando nisso e na questão do uso sustentável da água, a empresa francesa Hydrao desenvolveu um chuveiro inteligente que avisa a pessoa sobre o volume de água que já foi gasto durante o banho por meio de luzes de LED e em tempo real:

  • Verde – consumo de menos de 10 litros
  • Azul – acima de 10 litros
  • Amarelo – acima de 30 litros
  • Vermelho piscando – acima de 50 litros
Hydrao Smart Shower app-export-size-12

Foto: Hydrao

Além disso, é possível monitorar o consumo de água utilizando um aplicativo que pode ser baixado no smartphone, tablet ou computador. Assim, fica mais fácil acompanhar o consumo.

Hydrao Smart Shower pommeau-eclaté

Foto: Hydrao

O Smart Shower é cromado e pode ser instalado em qualquer encanamento externo através de um suporte próprio, e o melhor: dispensa o uso de energia elétrica. O chuveiro trabalha com uma bateria ligada a uma “mini turbina” que usa a força da água para gerar energia, como em uma usina hidrelétrica.

A Hydrao também disponibilizou em seu site uma calculadora onde é possível simular o custo do seu banho estipulando uma meta de consumo, número de pessoas que utilizam o chuveiro, volume de água gasto em m³ e o custo do kW/h.

O investimento para a produção do Smart Shower veio de uma ação de crowdfunding (financiamento coletivo), mas a companhia busca novos parceiros para ampliar sua produção.

Assista o vídeo (em inglês):