Brasileiros deverão antecipar as compras de Natal durante a Black Friday, diz pesquisa

logo_blackfridayNa próxima sexta-feira (27) começa a Black Friday, data em que as lojas oferecem produtos com descontos que podem chegar a 80%, 90%.

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Conversion, a inciativa deve gerar R$ 1,8 bilhão em vendas no dia 27 de novembro somado ao final de semana (28 e 29). Outra pesquisa aponta que o comércio eletrônico como um todo deverá crescer 29,6% em 2015.

Apesar de vários problemas com relação à segurança, maquiagem de preços, entrega de produtos, 94% das pessoas que participaram da última edição ficaram satisfeitas e pretendem aproveitar as ofertas novamente neste ano. Mais do que isso: 28% pretendem gastar o mesmo que em 2014, enquanto 39% têm a intenção de gastar mais; só 28% dizem que gastarão menos.

Os equipamentos eletrodomésticos e eletrônicos devem ser os mais procurados durante a próxima Black Friday no Brasil, com 36% e 31% de interesse em compra, respectivamente. Os produtos de informática aparecem em terceiro lugar na preferência do consumidor com 28% das intenções de compra, seguidos pela telefonia e celulares (26%), moda e acessórios (22%) e brinquedos e games (18%). 40% dos consumidores deverão aproveitar a ocasião para antecipar as compras de Natal.

O estudo apontou que 80% dos consumidores que responderam a pesquisa aproveitarão a Black Friday para comprar presentes para eles mesmos, 43% fará compras para familiares e 4% pretendem comprar algo para amigos.

Foram entrevistados 200 consumidores pela internet, entre os dias 9 e 15 de novembro.