Iniciativas pela mobilidade marcam o Dia Mundial Sem Carro

Dia Mundial Sem CarroHoje, 22 de setembro, é o Dia Mundial Sem Carro. Iniciada em 1997 na França, a iniciativa levou a União Europeia (UE)a criar a “Jornada Internacional Na Cidade, Sem Meu Carro” em 2000, que reuniu 760 cidades. No ano seguinte foram 1683 cidades participantes. Vendo o êxito da iniciativa, criaram o “Dia Europeu sem Carro”, e em 2002 a comissão organizadora lançou a “Semana Européia da Mobilidade”.

No Brasil, começou em 2001 e envolveu 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO);Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA). Em São Paul, a iniciativa é realizada desde 2005. O objetivo é sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre as questões relativas à mobilidade urbana, saúde, transporte, qualidade de vida, trânsito, poluição.

Diversas ações marcaram a data no Brasil este ano. Confira algumas:

Belo Horizonte (MG)

Varanda urbana instalafa em frente ao Palácio das Artes, em Belo Horizonte (Foto: aulo Filgueiras/EM/D.A Press)

Varanda urbana instalafa em frente ao Palácio das Artes, em Belo Horizonte (Foto: aulo Filgueiras/EM/D.A Press)

A BHTrans realizou a primeira etapa da campanha “BH tem espaço para todos. #respeiteabicicleta”. O objetivo é chamar a atenção para as diversas formas de deslocamento pela cidade.

Peças educativas produzidas pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), em apoio às iniciativas das associações BH em Ciclo e Bike Anjo BH, também foram distribuídas durante a campanha.“Respeito é bom e salva vidas” é o slogan da campanha e “consciência”, a palavra-chave.

O folheto educativo voltado aos ciclistas ressalta a necessidade de o ciclista manter-se sempre visível e atento, usando roupas e equipamentos adequados e, principalmente, respeitando a sinalização de trânsito. O material ressalta que eles não devem trafegar na contramão ou nas calçadas e evitar vias de trânsito rápido.

Um botton adesivo foi distribuído entre motoristas do sistema municipal de transporte coletivo por ônibus pelo SetraBH. Nele constava a inscrição ““22/09 – Dia Mundial sem Carro mas com Motorista Consciente”.

Na Av. Afonso Pena, em frente ao Palácio das Artes, foi instalada uma varanda urbana, em alusão ao Dia Mundial sem Carro. A capital mineira conta com seis varandas urbanas e outras duas serão implementadas.

 

Brasília (DF)

Foi lançada hoje (22), a Cartilha do Ciclista, uma publicação do Ministério das Cidades, que reúne informações sobre a legislação, sinalização, as diferentes vias que compõem a rede cicloviária da cidade e regras de circulação e segurança.

A Organização Não Governamental (ONG) Rodas da Paz promoveu atividades em defesa do meio ambiente e de melhor qualidade de vida no Dia Mundial Sem Carro. Os tradicionais bondes de bike ao trabalho saíram de várias cidades do Distrito Federal. Também foram realizadas intervenções urbanas na Rodoviária da capital federal.

Para encerrar a data, às 20 será exibido o filme “A Grande Volta”, com preço promocional para quem for de bicicleta, no Cine Drive-in.

 

Campo Grande (MS)

Através de parceria com os conselhos comunitários de Segurança da região Central e de Segurança no Trânsito, foram realizadas uma caminhada, gincana e show, com o objetivo de chamar atenção da população sobre o tema.

As atividades começaram a partir das 15 horas, na praça Aquidauana, na Rua Barão do Rio Branco, com a caminhada saindo às 16 horas, passando pela Rua Barão do Rio Branco, cruzando a Avenida Calógeras, Rua 14 de julho, 13 de Maio e Avenida Afonso Pena, com chegada na Praça Ary Coelho.

Já no período noturno, a partir das 19 horas, acontece uma pedalada que pretende reunir pelo menos 100 ciclistas, que irão percorrer um trajeto de 10 km, com saída em frente a loja Gilmar Bicicletas, organizadora do evento, localizada na Avenida Ernesto Geisel.

De lá, os ciclistas passam pela Avenida Afonso Pena, sentido Shopping Campo Grande, onde será inaugurada, pro volta das 20 horas, um bicicletário destinado aos clientes que forem fazer compras no local. Com capacidade para 50 bicicletas, o espaço funcionará dentro do estacionamento coberto do hipermercado Carrefour.

 

Porto Alegre (RS)

Chuvas e manifestação de servidores públicos fez com que as bicicletas permaneceram em casa, tornando o trânsito bastante complicado na capital gaúcha.

 

São Paulo (SP)

O aplicativo Uber está oferecendo ao longo do dia 50% de desconto para quem começar ou terminar a viagem em uma das seguintes estações do metrô:

  • Estação Santana – Linha 1 do Metro (Zona Norte)
  • Estação Jabaquara – Linha 1 do Metro (Zona Sul)
  • Estação Tatuapé – Linha 3 do Metro (Zona Leste)
  • Estação Faria Lima/Largo da Batata – Linha 4 do Metro (Zona Oeste)

O objetivo é fazer com que os passageiros usem o transporte público pelo menos em parte do seu percurso. Além disso, a empresa reativou o UberBIKE, que permite aos ciclistas solicitarem carros que possam levar suas bikes com uma taxa adicional de R$ 4.

Fontes: Brasil Post, Campo Grande NewsEBC, Estado de MinasZero Hora