Hoje é o Dia da Árvore

Hoje, 21 de setembro, é celebrado o Dia da Árvore. Muitas vezes passamos por muitas ao longo do dia, nos parques, no caminho para casa, para a escola, trabalho, mas não prestamos muita atenção a elas.

As árvores são extremamente importantes para a vida e a regulação do clima no planeta.

Mas não se enganem pensando que elas são seres vivos estáticos. As árvores estão constantemente competindo por comida, lutando para deixar descendentes, escapando de predadores. Elas podem escalar as outras para chegar à luz, enganar animais para dispersar suas sementes, e, em último caso, chegam até a matar. A figueira mata pau, por exemplo, começa a crescer em cima de outras plantas. No processo, acaba abraçando sua hospedeira, que não consegue mais transportar água e nutrientes e acaba morrendo.

Você sabia?

  1. A árvore mais alta do mundo foi descoberta no Parque Nacional de Redwood, na Califórnia, Estados Unidos, em 8 de Setembro de 200. Ela tem 115.55 metros de altura, batendo assim o recorde de altura de 112,83 metros da Statosphere Giant encontrada no Parque Estadual de Sequóias Humboldt, também na Califórnia.
  2. A sequóia mais conhecida é General Sherman, maior árvore do mundo em volume segundo o Guinness Book, o livro dos recordes. Made 82,6 metros de altura, 25,9 metros de diâmetro, 1.814 toneladas e aproximadamente 2.100 anos. Ela está no Sequoia National Park, California, Estado Unidos. Teria madeira suficiente para a produção de cinco bilhões de fósforos.
  3. A árvore mais antiga do mundo é um pinheiro (Bristocone Pine) batizado de Methuselah, descoberto em 1957 nas White Mountains, na Califórnia, Estado Unidos. Estima-se que tenha cerca de 4600 anos de idade.
  4. A floração dos ipês no final de agosto ou começo de setembro, anuncia a chegada da primavera no Brasil. Campos e cidades são tomados por uma sucessão de cores: roxo, branco, amarelo ou cor de rosa. A flora dura cerca de uma semana.
General Sherman

General Sherman, maior árvore do mundo em volume segundo o Guinness Book

Bristocone pines, as árvores mais antigas da Terra

Bristocone pines, as árvores mais antigas da Terra / Foto: iStockphoto/ Thinkstock

Ipê amarelo

A floração dos ipês anunciam a chegada da primavera no Brasil

Figueira-mata-pau

A figuira mata pau é também conhecida como “árvore assassina” / Foto: Fábio Paschoal

Cipreste mexicano

O cipreste mexicano é a árvore mais larga do mundo