França declara que novos telhados deverão conter plantas ou painéis solares

France-Declares-All-New-Rooftops-Must-Be-Topped-With-Plants-Or-Solar-Panels

Uma nova lei aprovada recentemente na França exige que todos os novos edifícios construídos em zonas comerciais sejam cobertos parcialmente por plantas ou painéis solares.

“Telhados verdes”, como são chamados, têm um efeito isolante o que ajuda a reduzir a quantidade de energia necessária para aquecer um edifício durante o inverno ou esfriar no verão. Eles são capazes de reter a água da chuva e reduzir problemas com o escoamento, além de oferecer às aves um lugar para chamar de casa na selva urbana.

Ativistas ambientais franceses originalmente queriam aprovar uma lei que faria com que os telhados verdes cobrissem toda a superfície das novas coberturas.

No entanto, os telhados parcialmente cobertos já são um grande começo, e um enorme passo na direção certa.

Alguns dizem que a lei que foi aprovada é realmente melhor, pois dá aos empresários a oportunidade de instalar painéis solares para ajudar a fornecer aos edifícios energia renovável, deixando, assim, ainda menos de uma pegada.

Os telhados verdes já são muito populares na Alemanha e Austrália, bem como na cidade canadense de Toronto, onde este estatuto foi aprovado em 2009, determinando os telhados verdes em todos os novos edifícios residenciais e industriais.

Benefícios dos telhados verdes

Há muitos benefícios oferecidos pelos telhados verdes. Aqui estão apenas alguns:

  • Adicionam uma beleza natural e grande melhoria estética aos edifícios, o que por sua vez aumenta a oportunidade de investimento.
  • Ajudam a contribuir para o desvio da água da chuva prolongando a vida de membranas de impermeabilização, utilizando materiais reciclados, e prolongando o serviço de aquecimento, ventilação e sistemas de ar condicionado através do uso reduzido.
  • Os telhados verdes ajudam na gestão de águas pluviais, porque ela é armazenada pelo substrato, absorvido pelas plantas e, assim, volta para a atmosfera através da transpiração e evaporação. Eles também retem a água da chuva, controlam a temperatura da água e atuam como filtros naturais para a água que escorre por fora. Eles atrasam o momento em que ocorre o escoamento, diminuindo a pressão sobre os sistemas de esgoto durante os períodos de pico.
  • As plantas em telhados verdes fazem um excelente trabalho na captura de poluentes transportados pelo ar e outros depositados na atmosfera. Eles também podem filtrar gases nocivos.
  • Eles oferecem novas áreas para hortas comunitárias, espaço comercial e de lazer em cidades muito ocupadas, onde este espaço é geralmente bastante limitado.

A França está definitivamente no caminho certo, mas deveria ser um regra que todos os novos edifícios a serem construídos em outras partes do mundo adotem essa ideia para colher todos os benefícios potenciais.

Fonte: CS Globe