Estudante cria garrafa biodegradável usando algas

algae-water-bottle-by-ari-jonsson_dezeen_936_0

O estudante Ari Jónsson, desenvolveu uma garrafa biodegradável produzida com algas e água, e que pode substituir as atuais garrafas plásticas. Ele cursa Design de Produtos na Iceland Academy of the Arts (Academia de Artes da Islândia) e teve seu projeto apresentado no evento regional DesignMarch, realizado na cidade islandesa de Reykjavik.

Depois de ler sobre a quantidade de resíduos plásticos produzidos todos os dias, o designer sentiu uma necessidade “urgente” de desenvolver um material substituto.

“Eu li que 50 por cento do plástico é usado uma vez e, em seguida, jogado fora. Então eu sinto que há uma necessidade urgente de encontrar formas de substituir uma parte da quantidade surreal de plástico que produzimos, usamos e jdescartamos todos os dias”, disse Jónsson Dezeen . “Por que estamos usando materiais que levam centenas de anos para se decompor na natureza para beber uma só vez e depois jogar fora?”.

A partir daí, ele começou a estudar os pontos fortes e fracos de diferentes materiais para determinar qual poderia ser adequado para uso como uma garrafa de água. Eventualmente, ele se deparou com uma forma de pó de ágar, uma substância feita a partir de algas.

algae-water-bottle-by-ari-jonsson-designmarch_dezeen_ban

Quando o pó de agar é adicionado à água, forma-se um material gelatinoso. Depois de pesquisar para encontrar as proporções corretas, Jónsson aqueceu lentamente a substância antes de colocá-la em um molde em forma de garrafa que tinha sido mantido no congelador. O molde então foi girado dentro de um recipiente com água gelada até que tomasse a forma da garrafa. Mais alguns minutos no congelador e pronto!

O diferencial é que enquanto a garrafa estiver cheia de água ela manterá sua forma. Após esvaziada, ela começa imediatamente a se decompor.

A água armazenada nesses recipientes é 100% segura para ser consumida, segundo o estudante, mas ela pode absorver um pouco do sabor das algas utilizadas na produção da garrafa. Se o usuário apreciar, pode até comer a garrafa.

Fonte: Deezen