Cientistas criam projeto de turbina eólica movida a energia fotovoltaica

solarturbine

Cientistas da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, estão trabalhando no desenvolvimento de um sistema similar ao de captação de energia eólica, só que com placas de captação de energia solar em suas hélices.

A equipe, liderada pelo Dr. Joe King, surgiu com a solução inovadora para bloquear os críticos que dizem que as turbinas eólicas são “são úteis quando o vento está soprando”. Seu projeto duplica a funcionalidade das turbinas tradicionais, incorporando a tecnologia fotovoltaica.

“Enquanto tempo com ventos não é estranho para nós aqui no Reino Unido, ele pode ser intermitente em outras regiões. Os painéis solares só podem ser úteis aqui durante os nossos dez dias de verão ou durante uma onda de calor ocasional, mas em países como Marrocos, Itália e Espanha, eles poderiam fazer uma diferença real”, comentou o Dr. King.

No entanto a equipe está enfrentando alguns desafios. Uma das preocupações é que os painéis solares reflitam a luz em diversas direções, podendo causar sérios problemas, como ofuscar os pilotos de aeronaves em curso. Além disso, em dias muito quentes, as hélices poderiam refletir raios solares tão fortes que poderiam incendiar um edifício.

“A última coisa que queremos é que nossos turbinas causem acidentes de avião e incêndios, por isso temos elaborado um painel solar ‘fosco’ que não reflete os raios do sol. Nosso protótipo parecia uma bola de discoteca enorme quando estava operacional, mas nossa solução agora impede isso”, explica o Dr. King.

Os cientistas agora estudam onde será o local que receberá o protótipo da turbina de ventos solar. Cogita-se que seja a Irlanda, devido à alta incidência de ventos e ao verão bastante ensolarado.

Fonte: Inhabitat