Ecoturistas ganham nova travessia no Parque Nacional da Serra do Cipó

Campos Rupestres do Ermo das Gerais, no Parque Nacional Serra do Cipó, em Minas Gerais (Foto: Foto: Giancarlo Zorzin)

Campos Rupestres do Ermo das Gerais, no Parque Nacional Serra do Cipó, em Minas Gerais (Foto: Foto: Giancarlo Zorzin)

Os praticantes de caminhadas de longo percurso ganham uma nova opção: a partir de 10 de outubro, o Parque Nacional da Serra do Cipó (MG) inaugura uma trilha de 65 quilômetros que cruzará toda a extensão do parque. Os trilheiros poderão percorrer a Serra do Espinhaço, região notória pela diversidade de flores e plantas – sempre-vivas, gramíneas, bromélias e orquídeas – e pelas suas caacterísticas físicas: relevo sinuoso, riachos cristalinos e belas cachoeiras.

O projeto Travessias teve início em 2014 através de uma iniciativa da gestão da unidade, que teve o apoio do Conselho Consultivo (grupo de participação da comunidade na gestão do parque) e das prefeituras e moradores das localidades que dão acesso à Serra do Cipó. Também ajudaram voluntários, brigadistas e servidores, que definiram os melhores traçado dos trajetos, percorrendo cada trecho e propondo os ajustes necessários.

No início, as travessias ocorrerão em três pontos de partida: Portaria do Alto Palácio, Portaria Areias e portal de acesso ao parque, em Serra dos Alves, Itabira (MG). Novos portais de acesso ao parque estão previstos para serem abertos em outras localidades que se conectam ao roteiro da travessia .

A trilha inaugural será feita por servidores e voluntários que ajudaram na definição do trajeto. Por três dias, o grupo percorrerá toda a extensão do Parque na trilha principal: partida de Alto Palácio e término em Lagoa Dourada.

Para futuros visitantes, o passeio pela trilha Alto Palácio-Lagoa Dourada poderá ser feito em um, dois ou até cinco dias, conforme os roteiros escolhidos. Cada roteiro receberá até trinta pessoas por dia, conforme estipula o Plano de Manejo da unidade. Interessados devem agendar a visita por e-mail (parna.serradocipo@icmbio.gov.br) ou por telefone (31) 3718-7151, junto ao parque. Em breve será possível o agendamento e controle do passeio via internet no site www.ecobooking.com.br, um sistema de gestão de turismo.

Fonte: Wikiparques