Conheça 10 praias para mergulhar em Alagoas

Com 230 quilômetros de litoral, Alagoas tem uma das mais belas coleções de praias do Nordeste. Segundo a prestigiada publicação Travel + Leisure, o pequeno estado brasileiro guarda algumas das praias mais idílicas e intocadas do mundo. Como discordar?

Só na capital Maceió são 40 quilômetros de praias para curtir, de faixas de areia badaladas a refúgios afastados da cidade. Na parte norte do estado, conhecida como “Costa dos Corais”, a fama é das piscinas naturais formadas durante a maré baixa, perfeitas para se refrescar e praticar snorkeling.

As Galés de Maragogi são piscinas naturais formadas pelos corais ideais para a prática do mergulho livre (Foto: Divulgação / Secom)

Localizadas em Maragogi, as “galés” são piscinas naturais formadas pelos corais e que aparecem na maré baixa, ideais para a prática do mergulho livre (Foto: Divulgação / Secom)

O destino mais popular dessa região atende pelo nome de Maragogi, chamada de “O Caribe Brasileiro” por conta de suas praias de águas transparentes e paisagens naturais de tirar o fôlego. O município oferece boa infraestrutura turística, uma série de opções de lazer e uma rede hoteleira premiada.

Já no sul de Alagoas, há mais praias de cartão-postal. A natureza foi generosa e contemplou essa parte do estado com coqueirais a perder de vista, lagoas e rios que se fundem com o mar.

Conheça 10 praias paradisíacas de Alagoas para colocar no roteiro da sua próxima viagem

Praia do Toque (Foto: Creative Commons/nando/Flickr)

Praia do Toque (Foto: Creative Commons/nando/Flickr)

Praia do Toque (Costa dos Corais) – No meio do caminho entre Maceió e Maragogi, dois dos principais destinos turísticos de Alagoas, fica a praia do Toque, em São Miguel dos Milagres. O lugar tem boa infraestrutura, restaurantes e pousadinhas que combinam charme com informalidade. Ali, um dos passatempos preferidos dos turistas é se refrescar nas piscinas naturais.

Praia do Gunga (Foto: Shutterstock)

Praia do Gunga (Foto: Shutterstock)

Praia do Gunga (Sul de Alagoas) – Localizada a 33 quilômetros de Maceió, no município de Barra de São Miguel, a praia do Gunga encanta por sua beleza natural, com coqueiros a perder de vista e águas calmas e cristalinas. Na parte mais movimentada ficam os quiosques, onde os turistas podem aproveitar o encontro do mar com a água doce da Lagoa do Roteiro. Já do outro lado, longe do burburinho, é possível relaxar e aproveitar a paisagem isolada. Se estiver por lá, faça o passeio de bugue pelas falésias.

Ipioca (Costa dos Corais) – Para quem busca sossego, o vilarejo de Ipioca é uma boa pedida. Com uma larga faixa de areia, a praia está quase sempre deserta. Aproveite as paisagens sentando em uma das mesas do Hibiscus, uma espécie de beach club que fica dentro do condomínio Angra de Ipioca.

Praia de Maragogi (Foto: Divulgação / Secom)

Praia de Maragogi (Foto: Divulgação / Secom)

Praia de Maragogi (Costa dos Corais) – Em meio a tantas belezas naturais, uma atração se destaca e encanta os visitantes em Maragogi: as piscinas naturais. A seis quilômetros da costa, ou a 25 minutos de barco desde a vila, esses oásis refrescantes (chamados de galés) são formados por arrecifes de corais que reúnem peixes coloridos e outros animais marinhos.

Pajuçara (Maceió) – Uma das praias mais famosas da capital alagoana é Pajuçara, especialmente por conta de suas piscinas naturais formadas por recifes de corais. Em uma travessia de 15 minutos, jangadas coloridas levam os turistas para nadar e ver peixes coloridos. A praia tem estrutura de quiosques, chuveiro, ciclovia, feirinha de artesanato e hotéis espalhados pela orla.

Praia do Patacho (Foto: Shutterstock)

Praia do Patacho (Foto: Shutterstock)

Praia do Patacho (Costa dos Corais) – Com águas de tom esverdeado e areias clarinhas, a belíssima praia do Patacho fica no município de Porto de Pedras, a 10 quilômetros de São Miguel dos Milagres. Quase deserta durante boa parte do ano, é perfeita para um dia de descanso. No local não há estrutura de barracas, bares e restaurantes, o que garante ainda mais sossego.

Pontal de Coruripe (Sul de Alagoas) – A aproximadamente 90 quilômetros de Maceió, o Pontal de Coruripe é um povoado de pescadores que se transformou em um destino turístico imperdível. Uma das curiosidades é que lá foi o primeiro local a ser visto pela tripulação de Pedro Álvares Cabral, na época do descobrimento do Brasil. Um dos símbolos da praia é o farol, construído em 1948 para orientar as embarcações locais.

Praia do Francês (Foto: Divulgação, Sectur Alagoas)

Praia do Francês (Foto: Divulgação, Sectur Alagoas)

Praia do Francês (Sul de Alagoas) – Localizada a apenas 20 quilômetros de Maceió, já na cidade de Marechal Deodoro (antiga capital do estado), a praia do Francês é muito popular entre os próprios maceioenses e turistas que desembarcam na capital alagoana. Muito da fama vem das águas calmas que, durante a maré baixa, ficam represadas na longa faixa de recife. A praia tem uma grande estrutura de restaurantes e pousadas.

Carro Quebrado (Costa dos Corais) – Nessa praia do município de Barra de Santo Antônio é a paisagem de falésias coloridas que domina o cenário. O local é de difícil acesso e não tem qualquer sinal de estrutura turística.

Paripueira (Costa dos Corais) – A pequena cidade, a 36 quilômetros de Maceió, abriga uma bela praia de águas verdinhas e tranquilas. As estrelas locais são, sem dúvida alguma, as piscinas naturais; a principal característica do litoral norte do estado.

Fonte: MSN Brasil