Site ensina como montar seu negócio com plástico reciclado

Um holandês criou uma iniciativa que visa ensinar pessoas em todo o mundo a reciclar plástico e transformá-lo em novos produtos que podem ser comercializados novamente.

Graduado em Design, Dave Hakkens, estagiou com outro renomado designer holandês, Dirk Van Der Kooi, especializado em mobiliário e iluminação. Observando a questão de como o plástico prejudica o meio ambiente, ele desenvolveu o site Precious Plastic, que ensina qualquer pessoa a reciclar objetos plásticos e empreender um negócio próprio com materiais reciclados.

Precious-Plastic-Dave-Hakkens-4-600x303

Foto: Dave Hakkens

Ele explica que o plástico é um elemento que descartamos em grandes quantidades diariamente e pode ser encontrado praticamente em qualquer lugar. É um material que está presente por aí, e de graça. Por que não criar novo produtos a partir desse plástico descartado?

Precious Plastic maquinas

Foto: Reprodução

Hakkens ressalta que os processos de reciclagem de materiais estão concentrado nas mãos de grandes empresas, que possuem maquinário para realizar o processo em uma escala maior. Porém, ele mostra que a partir de máquinas relativamente simples, qualquer pessoa pode criar novos produtos plásticos que podem ser comercializados: pranchetas, cestos de lixo, fios, brinquedos, entre outros.

A ideia do Precious Plastic é que esse conhecimento seja compartilhado e que mais pessoas possam disseminá-lo e iniciarem seu próprio negócio local. O conteúdo para quem quiser embarcar nessa iniciativa está disponível gratuitamente para download no site o projeto.

Assista o vídeo: