AMD anuncia placa gráfica mais poderosa do mundo

AMD Radeon Pro Duo 2

A AMD está chamando a Raden Pro Duo de “a mais poderosa placa gráfica do mundo” (Foto: Divulgação)

A fabricante de placas de vídeo AMD, anunciou nesta segunda-feira (14) a “Pro Duo Radeon” durante a Game Developers Conference, evento que está sendo realizado em São Francisco (EUA). Ela está sendo chamada de “a primeira plataforma de criação de conteúdo do mundo com foco diretamente no desenvolvedor de realidade virtual.

“Ela assume a forma de uma GPU dupla com duas placas gráfica Fury X-Class operando lado a lado, tornando-se absolutamente a mais poderosa placa gráfica do mundo”. Essa é a descrição que o executivo de Marketing da AMD Chris Hook, utilizou para explicar a nova placa. Ele ainda destaca que ter dois chips gráficos distintos em uma placa ajudará a reduzir a latência, um ponto-chave para o desenvolvimento de VR (Virtual Reality).

A Radeon Pro Duo conta com uma solução de refrigeração ultra-eficiente de circuito fechado de líquido com um radiador de 120 mm. o que garante mais arrefecimento suficiente para o máximo desempenho mesmo inativa (Foto: Divulgação)

A Pro Duo Radeon conta com uma solução de refrigeração ultra-eficiente de circuito fechado com líquido em um radiador de 120 mm, o que garante arrefecimento suficiente para o máximo desempenho mesmo inativa (Foto: Divulgação)

A AMD está a investindo fortemente em VR porque vê um futuro além dos jogos individuais. A empresa já formou uma parceria com a Associated Press para um aplicativo de notícias, enquanto é parceira da Fox Studios para uma experiência de realidade virtual baseada no próximo filme Assassins Creed, que deve chegar aos cinemas no final do ano. A companhia também está trabalhando com o Smithsonian para uma aplicação de VR que irá levar o usuário  para as dunas de Kitty Hawk, na Carolina do Norte, onde os irmãos Wright fizeram seu primeiro vôo.

A Raden Pro Duo usa a framework LiquidVR da AMD, dispondo de incríveis 16 teraflops de desempenho computacional. Ela deve chegar ao mercado em torno da metade de 2016 ao preço médio de US$ 1.500.

Fonte: Game Spot