Dia 30 termina o prazo para sacar o PIS/Pasep de 2015

Termina no próximo dia 30 o prazo para os trabalhadores sacarem o PIS/Pasep referente a 2015. De acordo com o Ministério do Trabalho, em torno de 2 milhões de beneficiados ainda não compareceram a uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil para retirar o valor a que têm direito.

Foram identificados 23,6 milhões de trabalhadores em todo o Brasil com direito a receber o abono salarial de 2015, dos quais 21,5 milhões já fizeram sacaram o benefício. Os que ainda não o fizeram representam 8,7% e o valor esperando para ser retirado soma R$ 1,7 bilhão.

Quem tem direito

  • Quem está cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Recebeu remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Exerceu atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Tem seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Como sacar

O pagamento pode ser realizado:

  • Por crédito em conta, quando o trabalhador possui conta corrente ou poupança na Caixa. Quem possuir conta individual na CAIXA tem o benefício depositado diretamente na conta, caso haja saldo acima de R$ 1,00 e movimentação
  • Nos caixa eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui utilizando o Cartão do Cidadão. Quem não possui o cartão, deve procurar uma agência da Caixa e apresentar um documento de identificação. Na ocasião, o trabalhador pode aproveitar para solicitar o Cartão Cidadão e cadastrar sua senha.
  • Em agências da Caixa Econômica Federal, apresentando o número do PIS e um documento de identificação.

 

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do Seguro-Desemprego e Abono Salarial. O PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Pasep é devido aos servidores públicos.

As informações sobre o direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho (158); pelo 0800-7260207, da Caixa Econômica Federal; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil.