Você conhece a história do brigadeiro?

O candidato Brigadeiro Eduardo Campos em um cartaz e seu slogan pintado em uma parede (Foto: Wikipedia)

Presença obrigatória nas festas de aniversário, o brigadeiro é um dos doces mais tradicionais da culinária brasileira, e que e encanta até mesmo os estrangeiros que visitam o Brasil. Mas você conhece a origem dessa delícia de chocolate?

Em 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, o Brasil estava em época de campanha para eleição de um novo presidente. O candidato Eduardo Gomes, cuja patente militar era Brigadeiro, tinha enorme sucesso entre as mulheres, o que aliás era comprovado pelo seu slogan da campanha que era “Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro”.

“Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro!”

Assim, as suas eleitoras mais devotas decidiram tentar promover a sua campanha organizando festas para angariar fundos e para dar ainda mais visibilidade ao seu candidato. Contrariamente a venderem o habitual merchandising eleitoral, decidiram elaborar um doce para ser vendido nesses encontros. Havia no entanto um problema. Como se estava em tempo de pós guerra havia imensa falta de leite fresco e de açúcar, o que complicava a tarefa de se fazer qualquer doce. Assim, decidiram recorrer ao leite condensado, misturando-o com manteiga e chocolate.

Estava assim criado o que ficou na altura conhecido como “o doce do brigadeiro” e que era vendido durante a campanha, tentando conquistar votos através do paladar do eleitorado. O doce foi um sucesso, mas o candidato acabou por não ser eleito.

Durante a década de 50 o nome foi abreviado e o doce espalhou-se por todo o país, sempre com uma excelente recepção. O brigadeiro é conhecido em muitos países como “trufas brasileiras”, devido à sua textura macia e delicada que faz lembrar as trufas francesas.


800px-Brigadeiro

Que tal experimentar?

Fazer a receita do brigadeiro é fácil. Não precisa ser nenhum mestre cuca. Hoje em dia existem os brigadeiros gourmet, de copinho, entre outras variações. Mas aí vai a receita do tradicional:

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de chocolate granulado

Modo de Preparo

Em uma panela, coloque o leite condensado com o chocolate em pó e a manteiga. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (aproximadamente 10 minutos). Retire do fogo, passe para um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no chocolate granulado. Sirva em forminhas de papel.

Mas aqui vai uma dica da Dona Neusa Affonso (74), “doceira” da Bolodice: “O segredo do brigadeiro é o tratamento da massa. Senão ele pode ficar muito duro ou muito mole, o que dificulta enrolar”. Segundo ela, deve se colocar todos os igredientes na panela antes de levar ao fogo e mexer bem até a mistura ficar homogênea. Só depois levar ao fogo.

A receita leva em média 45 minutos para ficar pronta e rende 40 unidades.