Rede de Fast Good Food lança suco de Cambuci orgânico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Salad, rede de franquia de fast good food do país, lançou em todos os seus restaurantes um sabor exclusivo de suco: Cambuci, uma fruta nativa da Mata Atlântica, situada no sudoeste brasileiro.

Em tupi-guarni seu nome significa “kãmu-si” ou “pote d’água”, por causa da sua semelhança com um vaso de cerâmica. O aroma cítrico e adocicado atrai o olfato, e a casca fina verde-amarela que cobre a polpa, tornam fácil reconhecer

Rico em vitamina C, o fruto possui agentes antioxidantes e adstringentes que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e ainda fortalecem o sistema imunológico[1]. Também possuem em sua composição: magnésio, sódio, potássio, fósforo e cálcio. Com um sabor “azedinho”, que lembra uma mistura de limão com jabuticaba, o Cambuci pode ser utilizado no preparo de diversos sucos, geleias, iogurtes, sorvetes, etc.

O Cambuci está quase extinto no seu bioma de origem, a Mata Atlântica  (Foto: Internet)

O Cambuci está quase extinto no seu bioma de origem, a Mata Atlântica (Foto: Internet)

Versátil, o fruto está quase extinto devido ao desmatamento em muitos estados e a Salad é a primeira rede de alimentação a apresentá-lo ao grande público, também como forma de incentivar o cultivo do Cambucizeiro, árvore que dá origem à fruta. “O suco de Cambuci que oferecemos é produzido com fruto orgânico, certificado e cultivado por pequenos agricultores. Fizemos uma parceria com o Instituto Auá, com intuito de divulgar o fruto para o mercado nacional e, com isso, gerar renda para as famílias plantadoras que vivem na região do entorno da Serra do Mar” explica Ana Maura Werner, gerente geral da rede.

Fonte: Divulgação