Casa das Rosas oferece atividade temática gastronômica

Casa das Rosas (Foto: Delma Paz/Wikipedia)

O poeta Mário de Andrade apreciava reunir os amigos e dividir uma boa refeição. Alguns contos presentes na obra do autor, como “Peru de natal”, por exemplo, retratam os grandes jantares realizados em sua “Morada do Coração Perdido”, na Barra Funda, em São Paulo. O seu interesse pela cultura popular e pelos detalhes das receitas que passavam, por meio das mulheres de sua Casa, de geração a geração, levaram-no a coletar, a partir da década de 1930, receitas de família para compor um livro que nunca foi publicado.

Inspirado nestas pesquisas de Mário de Andrade, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos e a Casa Mário de Andrade, instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, oferecem a oficina “Cozinha de Memórias”. A atividade reflete a respeito da memória e da culinária como patrimônios imateriais, e convida os participantes a compartilhar receitas antigas de seus familiares. Ao final da visita à Casa das Rosas, os participantes irão preparar uma receita surpresa na cozinha do museu, imóvel projetado por Ramos de Azevedo que ainda preserva sua estrutura original e guarda inúmeras memórias.

O evento gratuito será no dia 13 de julho, das 14h às 16h. Para participar é necessário agendar no e-mail educativo@casadasrosas.org.br ou presencialmente, na recepção do local.

Casa das Rosas fica na Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô, em São Paulo (SP).

Fonte: Divulgação