Shopping Light inaugura Museu com acervo do prédio histórico

O Shopping Light – localizado no centro da capital paulista, próximo ao Viaduto do Chá –, preocupado em manter viva a história da cidade de São Paulo, inaugura o “Museu do Light”, que revela ao público detalhes do Edifício Alexandre Mackenzie, inaugurado em 1929 como uma das mais luxuosas construções da época. A inauguração acontece domingo (26), durante a edição de março do walking tour “Descubra São Paulo a Pé”.

“O Museu do Light é um antigo desejo nosso, pois sempre vimos na estrutura do Shopping uma parte importante da história, não só do centro, mas de toda a cidade de São Paulo. Graças a um trabalho minucioso, conseguimos descobrir verdadeiros tesouros que pertenceram à longa história do edifício”, afirma Gabriel Lima, coordenador de Marketing do Shopping Light.

Diversos itens foram encontrados e farão parte do Museu, como fotografias, plantas arquitetônicas originais da época da construção e objetos como maçanetas, torneiras e secadores de mão da época.

O Museu do Light fica disponível ao público apenas no último domingo de cada mês, como parte do roteiro do walking tour “Descubra São Paulo a Pé”, que é totalmente gratuito, realizado pelo Shopping. Para participar, é necessário o agendamento pelo telefone (11) 3154-2299. O projeto contempla alguns dos principais pontos turísticos da cidade, passando por lugares como Viaduto do Chá, Vale do Anhangabaú, Prefeitura de São Paulo, Edifício Martinelli, Edifício Altino Arantes, Rua 15 de Novembro, Bolsa de Valores, Mosteiro de São Bento, Biblioteca Municipal, Largo da Memória, entre outros, conhecendo sua história e curiosidades, desde o surgimento até os dias atuais.

Detalhe de uma das escadarias do edifício (Foto: Divulgação)

A caminhada termina no Shopping Light, com um roteiro especial dentro do prédio, tombado pelo Patrimônio Histórico. O percurso interno segue com a visita pelos ambientes que compõem o edifício, como o elevador, as escadarias, a cobertura, a antiga administração, entre outros locais. A ideia é abordar toda história que permeia o local, antiga sede da empresa de Energia Light and Power.

“O walking tour é um grande sucesso. Mesmo após tantas edições, ainda temos uma grande procura não só de turistas, mas também de moradores da cidade. A abertura do Museu vai, com certeza, tornar o passeio ainda mais rico e atrativo”, conclui Gabriel.

O Shopping Light está localizado no antigo prédio da Light, tombado pelo Patrimônio Histórico, e fica na Rua Coronel Xavier de Toledo, 23, no centro de São Paulo.

Fonte: Divulgação