SESC Santana celebra A Grande Missa Patólica amanhã

Nesta quarta-feira (16), às 21h, o SESC Santana recebe o espetáculo espanhol “A Grande Missa Patólica”, com Leo Bassi. O artista de Madri traz à cena a adaptação de sua missa bufonesca, apresentada regularmente desde 2012, data de criação da Iglesia Patólica. O termo bufonesco refere-se aos bufões, intérpretes que entretiam as cortes por meio de um humor grotesco que apontava vícios e características da sociedade. Bassi se define como um desses.

Com direito a celebração de batizados, casamentos, divórcios patólicos, e até mesmo liturgia própria, A Grande Missa Patólica mantém todos os aspectos das distintas missas realizadas no El Paticano de Lavapie’s, lugar dedicado à adoração do pato de borracha de banheira, o redentor.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Curiosamente, as celebrações, que começaram como uma ironia, originais e divertidas, acabaram se convertendo em algo que transcende a sátira, colocando em evidência as contradições entre a narrativa oficial propagada para a sociedade, e os valores nos quais as pessoas creem, configurando uma apologia ao laicismo.

Durante a missa, ainda serão exibidos ao público cinco filmes curtos, de 30 segundos cada, com imagens de Giorgio Bassi, bisavô de Leo Bassi, filmados há 110 anos pelos famosos irmãos Lumière. São documentos excepcionais dos primeiros palhaços da história, imortalizados nas gravações que, ao que tudo indica, nunca foram exibidas.

Herdeiro de uma linha de palhaços que fez do riso um instrumento de transformação social e política, Leo Bassi caracteriza-se por um estilo provocador com críticas à política e à religião. Nasceu em Nova Iorque, em uma família italiana e inglesa dedicada, desde 1840, à atividade circense.

Os ingressos custam entre R$ 7,50 e R$ 25 e podem ser adquiridos pelo site do SESC ou nas bilheterias do local.

O SESC Santana fica na Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo, em São Paulo (SP).

Mais informações pelo telefone (11) 2971-8700 ou no site www.sescsp.org.br.