São Paulo ganha Centro de Esportes Radicais

Foi aberto ao público no último sábado (26) o primeiro Centro de Esportes Radicais da cidade de São Paulo, localizado na região do Bom Retiro. Voltado para a prática de skate, bike BMX, patins inline, patinete e Parkour, com circuitos e pistas para todas as modalidades. O espaço público ocupa uma área de 38 mil m² e é um dos maiores do gênero na América Latina.

Um dos destaques do Centro de Esportes Radicais é o circuito de Pump track, pista com início, meio, mas nunca um fim, onde o frequentador anda "bombeando", sem impulsionar, apenas ganhando velocidade na medida em que passa pelos obstáculos. Por ter piso asfáltico, uma novidade de São Paulo, o espaço pode ser utilizado pelas modalidades de skate, Bike BMX, patins inline e patinete (Foto: Luiz Guadagnoli/Secom)

Um dos destaques do Centro de Esportes Radicais é o circuito de Pump track, pista com início, meio, mas nunca um fim, onde o frequentador anda “bombeando”, sem impulsionar, apenas ganhando velocidade na medida em que passa pelos obstáculos. Por ter piso asfáltico, uma novidade de São Paulo, o espaço pode ser utilizado pelas modalidades de skate, Bike BMX, patins inline e patinete (Foto: Luiz Guadagnoli/Secom)

Com investimentos de R$ 13,4 milhões, o Centro de Esportes Radicais conta ainda com ciclovias, pista de caminhada, área para shows e playground. Ele fica em local de fácil acesso, na Marginal Tietê, se tornando mais um espaço de lazer e diversão para os paulistanos, assim como o Clube Esportivo Tietê, reaberto como área pública em 2014.

Com uma área de 650 m², o circuito de Parkour do Centro de Esportes Radicais contará com uma série de obstáculos horizontais e verticais de diferentes níveis, para que o praticante os transponha utilizando apenas o corpo, com técnicas de corrida, salto, equilíbrio e escalada (Foto: Luiz Guadagnoli/Secom)

Com uma área de 650 m², o circuito de Parkour do Centro de Esportes Radicais contará com uma série de obstáculos horizontais e verticais de diferentes níveis, para que o praticante os transponha utilizando apenas o corpo, com técnicas de corrida, salto, equilíbrio e escalada (Foto: Luiz Guadagnoli/Secom)

Todo o planejamento das pistas contou com apoio e envolvimento de atletas profissionais, que pensaram nos circuitos e até ajudaram na construção. As obras foram iniciadas no fim de julho do ano passado. O acesso ao público é gratuito e os circuitos atendem desde atletas experientes aos jovens iniciantes.

O local conta com  uma pista de skate com 480 m², chamada “Mini-Ramp”, que é um equipamento em formato de “U”, voltado para pratica da modalidade Vertical. O espaço pode ainda ser utilizado pelas modalidades de skate, BMX e Inline, com foco para crianças de até 12 anos (Foto: Luiz Guadagnoli/Secom)

O local conta com uma pista de skate com 480 m² chamada “Mini-Ramp”, que é um equipamento em formato de “U”, voltado para pratica da modalidade Vertical. O espaço pode ser utilizado pelas modalidades de skate, BMX e Inline, com foco para crianças de até 12 anos (Foto: Luiz Guadagnoli/Secom)

Além disso, monitores serão contratados para dar aulas para as crianças e até adultos que querem iniciar em alguma das modalidades.

O Centro de Esportes Radicais fica na Avenida Presidente Castelo Branco, nº 5.700, Bom Retiro. O espaço funcionará diariamente, das 8h às 22h.

Fonte: Prefeitura de São Paulo