Duas peças teatrais gratuitas movimentam Parque Anhanguera, em São Paulo

Ator da peça "Columpio" (Foto: Mariana Leal)

Ator da peça “Columpio” (Foto: Mariana Leal)

Apresentações dos espetáculos “Columpio”, da Cia Circo Rebote (Brasília,) e “Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus não Vem”, do Grupo Arte da Comédia (Curitiba), todos com oferecimento da CCR AutoBAn e patrocínio do Grupo CCR, acontecem neste sábado e domingo, às 11 e 15h, com entrada gratuita

Com o patrocínio do Grupo CCR, realizado via Lei de Incentivo a Cultura e promoção da TV Globo, o Teatro nos Parques chega neste final de semana ao Parque Anhanguera, na Capital. Neste sábado, 27, e domingo, 28, serão apresentados, às 11 e 15h, os espetáculos “Columpio”, da Cia Circo Rebote (Brasília) e “Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus não Vem”, do Grupo Arte da Comédia (Curitiba), todos com oferecimento da CCR AutoBAn, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes. Além das peças teatrais, a concessionária oferecerá aos visitantes do parque atividades de qualidade de vida, como o Aerobic Dance, que envolve dança e ginástica. Colaboradores do Resgate aferem a pressão arterial e fazem teste de glicemia.

O Teatro nos Parques surgiu em 2009 idealizado por Edson Caeiro com a proposta de promover o acesso ao teatro, levando apresentações ao ar livre em parques de todas as regiões. O projeto é realizado pela Cooperativa Paulista de Teatro, que este ano completa 35 anos, e que conta hoje com cerca de 750 núcleos e 3.800 associados, respondendo pela maior parte da produção artística teatral do Estado, contando com companhias das mais diversas linguagens e com amplo reconhecimento de sua excelência cultural.

O Grupo CCR patrocina esta primeira edição nacional do Teatro nos Parques, apostando na motivação das pessoas em ocupar os parques, estimulando-as a pertencer a esses espaços públicos.

As apresentações do Parque Anhanguera tem o patrocínio da CCR AutoBAn. A concessionária é responsável, desde 1º de maio de 1998, pela administração do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A CCR AutoBAn gerencia 316,8 quilômetros de rodovias, compreendendo a SP-330 (Via Anhanguera), de São Paulo a Cordeirópolis, com extensão de 147,04 quilômetros; a SP 348 (Rodovia dos Bandeirantes), de São Paulo a Cordeirópolis, com 159,67 quilômetros de extensão; a SP-300 (Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), com extensão de 2,6 quilômetros e a interligação SPI-102/330 (Rodovia Adalberto Panzan), com extensão de 7,44 quilômetros. Foi a quinta concessionária a integrar o Grupo CCR.

O projeto Teatro nos Parques, ao realizar uma edição nacional, permite o intercâmbio cultural e democratiza o acesso à cultura ao transformar os parques em palcos. “Antes, havia iniciativas de alguns grupos em fazer pequenas apresentações nos parques, mas o Teatro nos Parques é pioneiro ao reunir vários grupos em uma mostra Nacional”, conta Edson Caeiro, idealizador e coordenador do projeto.

Parque Anhanguera
Avenida Fortunata Tadiello Natucci, 1000 (altura do km 25 da Via Anhanguera)
Telefone (11) 3917-2406

Programação
27/09 – sábado – 11h e 15h
Espetáculo: Columpio
Cia. Circo Rebote (DF)
Dois personagens excêntricos, músicos, acrobatas e, sobretudo, palhaços, apresentam um show de variedades. Entre jogos e surpresas, brincam com objetos do cotidiano, dando-lhes novos significados. O espetáculo conta com uma série de números que culminam com o “ponto alto”, um arriscado número de trapézio em balanço. A música acompanha o ritmo das cenas e a movimentação dos atores que utilizam o domínio de habilidades circenses para assumir o papel do herói cômico.
Gênero: Comédia Acrobática
Duração: 40 min.

28/09 – domingo – 11h e 15h
Espetáculo: Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus não Vem
Grupo Arte da Comédia (PR)
Num lugar perdido do país moram Dona Josefina e suas duas filhas, Amarinda e Miranda. Um dia, chegam a este lugar o Coronel Vicente Capador e seu criado Saci. Eles viajam em direção ao porto de Santos, onde Capador pretende vender uma preciosidade que capturou na Floresta Amazônica: o último índio do Brasil. Também chegam a este lugar BiroBiro e Rosendo, obrigados a esperar o próximo ônibus. Capador encontra em Amarinda uma aliada. Saci, Rosendo e Biro-Biro se unem para tentar impedir os propósitos dos vilões.
Gênero: Comédia Dell’Arte Brasileira
Duração: 55 min.

Cena da peça "Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus não Vem" (Foto: Divulgação)

Cena da peça “Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus não Vem” (Foto: Divulgação)