Casa das Rosas comemora seu 10º aniversário

Casa das Rosas (Foto: Delma Paz/Wikipedia)

Casa das Rosas (Foto: Delma Paz/Wikipedia)

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – realizará nos dias 13 e 14 de dezembro, o evento DezxPoema, em comemoração do aniversário de 10 anos do espaço.

Em meio à agitação da mais paulistana das avenidas, a Casa das Rosas resiste entre os grandes edifícios comerciais. Em 2004, passou a abrigar o acervo de livros do poeta Haroldo de Campos e transformou-se no mais importante ponto de difusão e democratização da poesia e da literatura da cidade.

Para seus 10 anos de existência, a Casa das Rosas preparou uma grande festa que terá feira de livros, shows, dança e saraus.

Confira a programação completa:

Sábado, 13 de dezembro
12h: PEGUE LIVROS!
O Centro de Apoio ao Escritor promove a doação de centenas de livros de diversos gêneros e autores, para leitores de todas as idades e gostos. Cada visitante poderá escolher e levar até três livros, gratuitamente.

18h: SARAOKÊ
Abertura: Coral da Casa das Rosas com acompanhamento musical do grupo Araticum

Os saraus sempre foram parte importante da programação da Casa das Rosas. Para a festa, o Coral da Casa das Rosas abrirá o Saraokê, um dos mais tradicionais da instituição, e logo após o palco estará disponível a todos que queiram declamar um poema próprio ou de outro autor, com o acompanhamento musical do grupo Araticum. As inscrições começam uma hora antes, na recepção da Casa das Rosas.

Os Mulheres Negras se apresentam dia 13/12 (Foto: Divulgação)

Os Mulheres Negras se apresentam dia 13/12 (Foto: Divulgação)

20h: OS MULHERES NEGRAS
com: Mauricio Pereira e André Abujamra
Produzido por: Trindade Produção

Os Mulheres Negras, a terceira menor big band do mundo, está de volta à estrada. Com sua música, teatralidade e abordagem não convencional de instrumentos convencionais (ou não), atraiu uma legião de fãs entre as décadas de 1980 e 1990. O show que encerra a primeira noite de comemoração dos 10 anos da Casa das Rosas contará com sucessos da banda como Sub, Eu vi, Martim e John, além de produções inéditas e muito improviso. Pop, invenção e diversão vão rolar em altas doses!

Domingo, 14 de dezembro

16h: #NOSOYGITANA
com: Ale Kalaf, Irene Atienza (canto), Jony Gonçalves (guitarra), Luciano Khatib (percussão) e Mariana Corado (violino)

Uma bailarina brasileira que se expressa através do flamenco e uma cantora espanhola apaixonada pela música brasileira. Desse encontro, que aconteceu quatro anos atrás, surgiu uma parceria artística e muito criativa, cujo ponto de partida é a emoção. A expressão das duas culturas, aos olhos dessas duas artistas, se entrelaça de maneira muito contemporânea.

17h: LANÇAMENTO DO CD NEM – SHOW DE CID CAMPOS COM ADRIANA CALCANHOTTO
Participação especial: Augusto de Campos
com: Cid Campos, Adriana Calcanhotto, Felipe Ávila, Moisés Alves, Peter Nitsch e Alê Damasceno

Cid Campos sempre esteve próximo à literatura, realizando inúmeras musicalizações de poemas. Neste show, em que será lançado Nem, seu novo CD, Campos dá continuidade ao trabalho, com textos de Augusto e Haroldo de Campos e traduções de poetas como Emily Dickinson e Arthur Rimbaud. Além de músicas e letras de sua autoria, o compositor apresenta parcerias inéditas com Adriana Calcanhotto (Quanto Tempo), Arnaldo Antunes (Aquela Você) e com o poeta, também de linha experimental, Thiago R. (Nem, canção que dá título ao CD)

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura fica na Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Mais informações pelos telefones: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.
A entrada é gratuita.