Ano Novo Chinês é celebrado no bairro da Liberdade neste final de semana

Foto: Divulgação

Uma boa opção para este final de semana são as comemorações do Ano Novo Chinês no bairro da Liberdade. A 12ª edição do evento irá celebrar o “Ano do Galo”.

A festa conta com apresentações culturais de música e dança como as tradicionais danças do Dragão e do Leão – para atrair prosperidade e fortuna -, demonstrações de kung fu e tai chi chuan, além de pratos típicos da culinária chinesa. Os visitantes ainda poderão relaxar em uma sessão de acupuntura ou aprender a arte milenar da caligrafia chinesa e do Feng Shui. O melhor é que é tudo gratuito.

Hoje, sábado, as festividades serão realizadas das 12h às 20h, e no domingo, das 11h às 18h, na Praça da Liberdade. Sugestão: vá de metrô!

Ano do Galo

O ano novo chinês começará em 28 de janeiro de 2017 e as comemorações durarão 15 dias, terminando em 11 de fevereiro de 2018. O seu animal regente será o Galo de Fogo. A contagem é diferente, porque não é através do ciclo solar que os chineses fazem a passagem de ano, e sim a partir de um novo ciclo lunar.

O horóscopo chinês é formado por ciclos de doze anos, representados por um animal diferente. O Galo simboliza o décimo ciclo. Cada ciclo é governado por um entre cinco elementos: o fogo, a terra, o metal, a água e a madeira.